quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Barca movida a Sol navega no Tâmega


Uma barca movida a energia solar, inspirada nas que noutros tempos transportavam cereais para um moinho junto à margem do rio Tâmega, está a navegar desde há uma semana, no troço que passa por Chaves.


«A ideia da criação da barca assentou em três pontos: pôr em prática o espírito criativo, aplicar as energias renováveis e recordar as embarcações que noutros tempos via andar pelo rio Tâmega», contou à agência Lusa o autor da ideia, Amílcar Cunha, um flaviense de 47 anos.

Durante o fim-de-semana e feriados, este inventor oferece viagens entre a ponte Romana e a ponte Nova, aos interessados que queiram passar 10 minutos numa barca movida através da energia solar.

A barca, que custou cerca de dois mil euros, é feita de madeira, tem lugar para seis pessoas, suporta cerca de 400 quilos e movimenta-se à luz solar, através de um painel fotovoltaico. Nos dias em que o sol não aparece, a barca possui um sistema de movimentação alternativo, através de uma rotação pedaleira que põe em movimento um motor eléctrico.

Amílcar Cunha, empresário do ramo da vidraria, aproveitou os tempos livres depois do trabalho para a construção da barca solar, que só lhe demorou uma semana. «Desde de muito novo que gosto de fazer engenhocas, aliás, na altura, os meus pais ficavam admirados com aquilo que eu construía», disse o inventor à Lusa.

Da lista de criações de Amílcar Cunha já consta a criação de um carro de rolamentos com um sofá, tal como uma bicicleta de quatro lugares com «uma bateria de um carro e um sistema eléctrico para buzinar», frisou.

Fonte : diario.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog search directory