quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Rumo a Um Futuro Sustentável

 

Realizou-se no passado dia 26 de Novembro de 2010 o Seminário “Rumo a um Futuro Sustentável”, cuja organização ficou a cargo do Grupo de Formandos do Curso técnico instalador de sistemas solares fotovoltaico I e II do ISQ, delegação norte. O evento, que contou com o apoio coordenativo das mediadoras do curso, Dra. Ana Ribeiro, Dra. Daniela Ferreira e Dra. Teresa Barros, teve lugar no Santuário do Sagrado Coração de Maria, na freguesia de Carvalhos, Vila Nova de Gaia.



As actuais e diversas ofertas disponíveis no mercado foram apresentadas pelo orador convidado Prof. Eng. Manuel Azevedo pela Goosun – Indústria Solar de Silício, Lda., empresa portuguesa produtora de módulos solares fotovoltaicos. Após uma apresentação dos módulos produzidos e desenvolvidos pela sua empresa, descreveu a sua visão sobre o futuro da área fotovoltaica, alertando primeiro para a pequena dimensão do cluster industrial existente em Portugal e em segundo, para necessidade do público em geral ter uma maior noção sobre o custo da energia eléctrica e os seus índices de GEE (Gases de efeito estufa), associados a cada KWh de energia produzida. Afirmou ser a favor da criação de uma taxa sobre energia de origem fóssil, como o gás, carvão ou petróleo e apelou à aposta na criação de uma rede qualificada de técnicos instaladores de sistemas solares fotovoltaicos.



Finda a intervenção do Prof. Eng. Manuel Azevedo, o Dr. Francisco Mota Torres representando o ISQ Energia apresentou as medidas Europeias para uma melhor utilização de energia, através da alteração de padrões de consumo, investindo numa melhor eficiência energética. Alertou ainda para o problema estratégico que Portugal enfrenta por depender em 80% de energia proveniente de outros países e abordando ainda o potencial da energia solar, pois se a mesma fosse utilizada, poderia suprimir as necessidades energéticas globais. Terminou a sua intervenção falando acerca do Carbono Neutro, as novas tecnologias que estão a ser implementadas no mercado com ausência de emissões de dióxido de carbono. 



A ANJE – Associação Nacional Jovens Empresários, representada pelo Dr. José Fontes, abriu a segunda parte do seminário. Após apresentação da associação, ficamos a conhecer qual o papel que a ANJE exerce na prestação de apoio no desenvolvimento de projectos empreendedores, e no processo de iniciação da empresa. Uma vez que o projecto seja considerado elegível, poderá ter acesso a um centro de incubação de empresas, o que traz vantagens na fase inicial da empresa. Alertou ainda para a necessidade de mudança de mentalidade dos empresários e futuros empresários, usando a frase “empreendedorismo é uma questão de mentalidade”. 


O próximo convidado deste seminário foi o IAPMEI, representado pela Dra. Ana Rosas que, de uma forma esclarecedora nos mostrou o que é o IAPMEI, o que representa e apoia. A Dra. Ana Rosas que, recorrendo a exemplos práticos e dados estatísticos, nos mostrou qual o verdadeiro papel das pequenas e médias empresas na sociedade portuguesa.  



Após um curto coffee break, recebemos o Dr. João Pedro Fernandes, em representação do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, que nos falou sobre as diversas formas de criação de emprego direccionado para pessoas desempregadas que beneficiem de subsídio de desemprego e das linhas de apoio existentes para desempregados sem apoios sociais e respectivos montantes máximos. Esclareceu-nos também acerca das normas que o projecto de negócio deve cumprir para ser considerado elegível para apoio.




Finalmente, a última oradora da tarde foi a Dra. Joana Afonso, da ANDC – Associação Nacional de Direito ao Crédito, que à semelhança dos anteriores convidados, nos apresentou a instituição que representa. A Dra. Joana Afonso falou sobre as oportunidades disponíveis no mercado de acesso ao crédito a projectos de criação de emprego e que demonstrem ser um verdadeiro potencial de negócio. A ANDC, em parceria com o IEFP, presta apoio na elaboração do plano de negócios e durante a fase inicial da empresa, segundo a Dra. Joana Afonso que concluiu assim o seminário “Rumo a um Futuro Sustentável”.



1 comentário:

  1. Olá caros colegas de formação.
    cComo formanda do curso de sistemas solares térmicos, tive o enorme prazer de estar presente no vosso seminário, podendo assistir a apresentação dos conteúdos informativos dos vossos oradores.
    Tirei muitas conclusões umas negativas, outras positivas, principalmente das associações presentes, ANJE, IAPMEI E ANDC.
    Confesso que desconhecia estas associações, agora fiquei mais esclarecida e contente das conclusões apresentadas.

    Estais de parabéns, continuem a divulgar o vosso trabalho e empenho no desenvolvimento sustentável.

    PS: Estáis muy guapos y guapas en las fotos, bjs para to dos vosotros, hasta pronto.

    ResponderEliminar

Blog search directory