sábado, 11 de dezembro de 2010

Instituto Masdar abastecida electricamente apartir de Fotovoltaicos


O prédio foi construído em um quarteirão sustentável em Abu Dhabi / Foto: Divulgação



Abu Dhabi (Emirados Árabes) é conhecida como a cidade das inovações mais grandiosas do mundo e o campus do Instituto Masdar de Ciência e Tecnologianão é uma exceção. O prédio feito pela Foster + Partners é totalmente alimentado por energia solar e produz 60% a mais do que consume.








O Instituto Masdar foi construído na cidade Masdar, um quarteirão urbano de Abu Dhabi, que almeja ser um lugar onde moradores e turistas possam desfrutar da melhor qualidade de vida com o menor impacto ambiental.








O prédio utiliza matéria-prima sustentável e é tradicionalmente árabe, com um design planejado para fornecer o máximo de sombra possível para a construção e para a rua de pedestres.



Os cinco mil metros quadrados de placas fotovoltaicas que ficam no telhado abastecem dez megawatts de energia, mais do que o suficiente para alimentar o instituto. A energia excedente é mandada de volta para a grade central de Abu Dhabi.






Assim, o instituto utiliza 54% a menos de água e 51% a menos de eletricidade em comparação com edifícios de tamanho e especificações semelhantes nos Emirados Árabes.





As ondas do design fazem sombra também para os pedestres / Foto: Divulgação



O projeto foi desenvolvido inicialmente em 2007 com o objetivo de ser um lugar com “zero carbono, zero lixo”, mas ocorreram mudanças que reduziram os planos. Atualmente, ele é o primeiro de quatro construções planejados para testar o funcionamento das energias sustentáveis e a experiência já inspirou outras doze pesquisas de projetos com potencial de aplicação no mundo inteiro.



.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog search directory