sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Parlamento Europeu aprova 146 milhões de euros para eficiência energética e renováveis

O Parlamento Europeu aprovou hoje a atribuição de 146 milhões de euros a projectos de eficiência energética e energia renováveis, como a promoção de transportes públicos e iluminação da via pública.


O novo instrumento financeiro abrange a promoção de energias renováveis como a eólica


O novo instrumento financeiro visa facilitar o financiamento deste tipo de investimentos, sobretudo pelas autoridades públicas locais e regionais, explica o Parlamento, em comunicado. "A concessão de mais incentivos financeiros é um elemento fundamental para eliminar os obstáculos constituídos pelo nível elevado dos custos iniciais e para estimular os progressos em matéria de energia sustentável", de acordo com o texto da proposta aprovada hoje pelo Parlamento.

A proposta hoje aprovada pelos eurodeputados - com 582 votos a favor, 27 contra e sete abstenções - altera o regulamento de 2009 que estabelece o Programa Energético Europeu para o Relançamento (PEER) da economia, que previa a concessão de 3,98 mil milhões de euros para 2009 e 2010. O dinheiro não utilizado será então canalizado para um novo instrumento financeiro que será utilizado para projectos de energia sustentável, em especial nas zonas urbanas. Serão abrangidos, por exemplo, projectos relativos a soluções de energia renovável e/ou de eficiência energética em edifícios, microgeração, tecnologias e transportes urbanos “limpos”.

Este fundo estará disponível a partir de 1 de Janeiro de 2011 e deverão ser atribuídos até 31 de Março de 2014.

As energias renováveis representaram 62 por cento (17 Gigawatts) da nova capacidade de produção de electricidade instalada na União Europeia no ano passado. Pelo segundo ano consecutivo, a energia eólica constitui a maior parte da nova capacidade instalada, representando 10,2 GW em 27,5 GW (38 por cento do total). Em valores absolutos, as energias renováveis representaram 19,9% do consumo europeu de electricidade.


Publico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog search directory