segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MOURA: Conferência luso-brasileira sobre energias sustentáveis

Moura será palco da primeira edição nacional da conferência Sustentar que decorrerá no Pavilhão Municipal de Feiras e Exposições, nos dias 17, 18 e 19 de Novembro. O Sustentar é um evento criado pelo agora deputado federal brasileiro Pedro Uczai no Estado de Santa Catarina, Brasil, que decorre anualmente desde 2008 e que conhece agora a sua primeira edição em Portugal.



O evento será organizado pela Câmara Municipal de Moura (CMM) e pela Lógica, E.M. e pretende cobrir a discussão sobre todas as principais formas de energia sustentável implementadas ou em projecto em Portugal e no Brasil, sendo alguns painéis da responsabilidade da organização nacional e outros da comitiva brasileira que se deslocará a Moura.

Esta organização surge após a participação da Lógica, E.M. no evento brasileiro (por via da Central Fotovoltaica da Amareleja estar no Concelho e de várias iniciativas que permitiram a instalação de empresas de fabrico de painéis fotovoltaicos e de instalações de microgeração). A organização do Sustentar convidou a CMM a organizar esta conferência em Portugal.

O Sustentar tem como objectivo ser uma troca de experiências entre empresas, técnicos e académicos de Portugal e do Brasil, estendendo-se a conferência a representantes de quase todos os PALOP, que irão debater numa Mesa Redonda a decorrer dia 18 de Novembro, com representantes vários países da comunidade lusófona.

Ao longo dos três dias estarão em debates temas como Energia Solar, Hídrica, dos Oceanos, Biomassa, Biocombustíveis, Eólica e Hidrogénio.

A conferência dará ainda a possibilidade aos participantes de fazerem várias visitas técnicas a centros de desenvolvimento, a centrais eléctricas ou a unidades industriais localizados na região de Moura. Em simultâneo, decorrerá uma feira para a qual foram convidadas várias empresas que desenvolvem soluções na área de produção de soluções ligadas à produção de energia sustentável.

A experiência de Moura neste domínio, através das concretizações já conseguidas e dos projectos em marcha, tal como a experiência de Santa Catarina na área das energias renováveis, proporcionam o espaço ideal para que se possa promover um debate rico, assente em dados e projectos concretos a decorrer nos respectivos territórios, capaz de abrir caminhos de cooperação de interesse mútuo, no sentido da promoção do desenvolvimento que, para o ser efectivamente, terá de ser sustentável.

Para além das experiências em curso e do conhecimento acumulado quer em Portugal quer no Brasil em áreas tão diversas como a energia solar ou os biocombustíveis, o facto de estarmos perante uma iniciativa que junta comunidades que partilham, para além de boa parte da sua História, a mesma língua, levou mais longe a ambição de poder proporcionar a diferentes comunidades lusófonas a discussão e o debate em torno da temática da sustentabilidade e das energias renováveis, pelo que passou a fazer parte dos objectivos desta iniciativa a participação, sob diferentes formas, dos países africanos de língua oficial portuguesa.

Contacto Editorial: José Pedro Luís ou João Malha - Cunha Vaz & Associados -210 120 600

1 comentário:

  1. estou muito interesado neste sector atualmente estoua fazer um curso de tecnico instalador de paineis solares fotovoltaicos, em Viseu pretendo trabalhar assim que concluir o curso. qualquer coisa relacionada possa por gentileza dar-ne imformação deste assunto.desejo bem aja.

    ResponderEliminar

Blog search directory