sábado, 23 de outubro de 2010

Uma ecocidade inspirada no sistema nervoso humano em Portugal



As ecocidades não são nenhuma novidade, como já vimos em artigos como As surpreendentes ecocidades do futuro (Parte 1 e Parte 2.

No entanto, um novo projeto em construção nos arredores da cidade de Paredes, em Portugal, apresenta uma ideia interessante: o PlanIT Valley será uma cidade inspirada em um organismo vivo, com um sistema nervoso artificial, “órgãos” e um “cérebro” para controlar o funcionamento geral da mesma.

LEIA MAIS...
A IDEIA



A cidade deve contar com uma rede de sensores (o “sistema nervoso”) que enviará informações sobre ocupação, temperatura, humidade e consumo energético de cada edifício a um computador central (o “cérebro”). Ali, as informações serão combinadas com dados sobre a produção de energia foto-eléctrica e eólica da comunidade, uso de água e lixo produzido. Estas informações ajudarão a entender melhor as necessidades energéticas e regular o abastecimento. Reunindo dados sobre o clima, será possível prever se um dia nublado poderia não gerar a quantidade suficiente de energia solar e então accionar o uso de energia anteriormente armazenada.

O projecto desenvolvido por Living PlanIT, possui características semelhantes às de outras eco-cidades, como tratamento de água (o “rim”), tratamento de resíduos (o “estômago” da cidade, que usaria os dejectos para gerar energia), e geração de energia renovável in situ, além de coberturas verdes para melhorar a temperatura e absorver água da chuva.

Cidade verde 2

Os moradores não precisarão separar o lixo em casa, isso será feito por um sistema central. Mas, diferentemente de outros projectos, o PlanIT Valley ficará numa localização próxima de estações de transporte público já existentes, e não isolada (uma crítica que muitas vezes é feita a esse tipo de iniciativa é a distância dos grandes centros urbanos).

De acordo com seus criadores, as ideias e sistemas informáticos poderiam ser aplicados a comunidades já existentes. O projecto deve ser concluído em 2015, com a construção de edifícios pré-fabricados com formato hexagonal para um uso mais eficiente do espaço.

O PlanIT Valley também contará com outras facilidades tecnológicas como um sistema para encontrar crianças perdidas e espaços de estacionamento, por meio de câmaras de segurança e dados da cidade. Levando em conta que os sistemas e organismos naturais estão em equilíbrio no planeta há biliões de anos, é realmente inteligente que eles sirvam e inspiração para as cidades do futuro. Saiba mais sobre o PlanIT Valley no site da empresa e no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog search directory