sábado, 16 de outubro de 2010

Bruxelas preocupada com imagem das energias renováveis

O departamento de energia da Comissão Europeia lançou um estudo para encontrar mecanismos que permitam diminuir a hostilidade de comunidades locais à instalação de projetos de energias renováveis.
O problema tem surgido em várias regiões de certos países da UE, como o Reino Unido, onde a instalação de parques eólicos tem encontrado a oposição de comunidades locais, devido ao barulho das turbinas eólicas e ao seu impacto visual na paisagem.
Os resultados preliminares deste estudo demonstram que há mecanismos que podem reduzir este problema, como a partilha dos benefícios destes projetos de energias renováveis com as comunidades locais.
Essa partilha pode ser feita de forma direta ou indireta através da criação de fundos comunitários e novos empregos ou da promoção do local como destino na área do eco-turismo.
Estudos científicos estão, entretanto, a revelar novos impactos dos parques eólicos a nível local. Um deles, realizado pela Universidade de Illinois (EUA), concluiu que os grandes parques eólicos geram níveis de turbulência que podem alterar as temperaturas locais do ar junto ao solo, numa escala que varia entre -0,4 e 1,5 graus centígrados.
Esta turbulência provoca o aquecimento da superfície do solo à noite e o arrefecimento de dia, havendo duas soluções para minorar este impacto: concebendo novos rotores para as turbinas eólicas que tenham menos turbulência, ou transferir os parques eólicos para locais com elevados níveis naturais de turbulência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog search directory